quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Edital Para Participação no Grupo de Estudos COMPOCIBER

GRUPO DE ESTUDOS COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CIBERESPAÇO – COMPOCIBER
Edital 001/2017

1.      APRESENTAÇÃO

O Grupo de Estudos em Comunicação Política e Ciberespaço – COMPOCIBER, dedica-se a questões relacionadas a eleições, imagem, discurso, democracia, cidadania, participação social e de gênero no campo das tecnologias avançadas de informação e comunicação. O grupo se constitui de pesquisadores voluntários, graduandos e pós-graduandos nas áreas de ciências sociais aplicadas, humanas e afins, distribuídos em duas linhas de pesquisa: Comunicação governamental em ambientes digitais; Eleições, Comunicação Política e eleitoral.
O COMPOCIBER funcionará com uma metodologia de discussões teóricas e empíricas, análise de conteúdo e de discurso, onde serão estudados materiais publicizados pelos atores políticos por meio de diversas ferramentas do ambiente digital que vão de website, mídias sociais, propaganda partidária gratuita à Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, entre outros, periodicamente serão promovidos seminários e workshops, com participação de pesquisadores convidados. Esses encontros tem como objetivo compartilhar reflexões e resultados de pesquisas, e apreender novas perspectivas teóricas e metodológicas.

2.QUEM PODE PARTICIPAR
Alunos da graduação a partir do 3º período e pós-graduação nas áreas de ciências sociais aplicadas, humanas, afins e que estejam interessados no estudo de temas relacionados comunicação política.

3.DAS VAGAS
O grupo de estudos contará com 6 (Seis) vagas, três para alunos de graduação e as outras três para alunos de pós-graduação a serem preenchidas por meio de processo seletivo.

4.O PROCESSO SELETIVO
Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail poscommp@gmail.com até o dia 27 de janeiro:
a) Informações pessoais (nome, CPF, e-mail e telefone);
b) Cópia do histórico escolar;
c) Carta de Apresentação (máximo de 1 lauda) justificando o interesse no Grupo e os conhecimentos que possui na área de comunicação política;
d) Curriculum Lattes;
e) Tema de interesse (ver relação de temas abaixo); A escolha do tema servirá como ponto de partida para o ingresso em uma equipe, no qual os graduandos serão assistentes de pesquisa, trabalhando em conjunto com um estudante da pós-graduação e seu orientador, na elaboração de um artigo passível de publicação, o qual representará o resultado final daqueles membros. Abaixo estão relacionados os temas:
1- Construção da imagem política e pública
2- Gênero e política
3- Eleições, estratégias e redes digitais
4- Comunicação Governamental e esfera pública
5- Ciberpolitica

5.CRONOGRAMA
04/01/2017
Publicação do Edital de Seleção
05/01/2017
Inscrições
27/01/2017
Encerramento das Inscrições
30/01/2017
Homologação das Inscrições
31/01/2017
Avaliação dos documentos
03/02/2017
Resultado Final

6. METODOLOGIA DE TRABALHO
6.1. O primeiro encontro do grupo será apresentação inicial, discussão da metodologia de trabalho e expectativas com relação às atividades do grupo de estudos.
6.2. No total, serão 7 (sete) encontros gerais com participação obrigatória, e reuniões Quinzenais de cada equipe, das quais, para fins de certificado e permanência no grupo, se exige participação em 75%.
6.3. Nos encontros mensais serão discutidos o andamento de cada pesquisa, com enfoque especial em um dos subtemas desenvolvidos pelas equipes, tendo como base bibliografia previamente indicada.
6.3.1. Todos deverão participar da discussão apresentando críticas e sugestões, assim como considerações sobre o tema e a leitura proposta.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7.1. Não serão admitidos participantes ouvintes neste grupo.
7.2. Terão direito a certificado de 80 horas de atividades de pesquisa aqueles que cumprirem as exigências de participação mínima.
7.3. A participação é voluntária, portanto, não há bolsas de estudos e pesquisa disponíveis para as atividades vinculadas ao grupo.
7.4. Dúvidas e demais questões pertinentes não contempladas neste edital serão resolvidas pela coordenação do Grupo de Estudos em Comunicação Política e Ciberespaço.

João Pessoa, 04 de Janeiro de 2017.


 




Rodolpho Raphael de Oliveira Santos

Coordenador da Pós em Comunicação e Marketing Político

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