GRUPO
DE ESTUDOS COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CIBERESPAÇO – COMPOCIBER
Edital
001/2017
1.
APRESENTAÇÃO
O
Grupo de Estudos em Comunicação Política e Ciberespaço – COMPOCIBER, dedica-se
a questões relacionadas a eleições, imagem, discurso, democracia, cidadania,
participação social e de gênero no campo das tecnologias avançadas de
informação e comunicação. O grupo se constitui de pesquisadores voluntários,
graduandos e pós-graduandos nas áreas de ciências sociais aplicadas, humanas e
afins, distribuídos em duas linhas de pesquisa: Comunicação governamental em
ambientes digitais; Eleições, Comunicação Política e eleitoral.
O COMPOCIBER funcionará com uma metodologia de
discussões teóricas e empíricas, análise de conteúdo e de discurso, onde serão
estudados materiais publicizados pelos atores políticos por meio de diversas
ferramentas do ambiente digital que vão de website, mídias sociais, propaganda
partidária gratuita à Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, entre outros, periodicamente
serão promovidos seminários e workshops, com participação de pesquisadores
convidados. Esses encontros tem como objetivo compartilhar reflexões e
resultados de pesquisas, e apreender novas perspectivas teóricas e
metodológicas.
2.QUEM
PODE PARTICIPAR
Alunos
da graduação a partir do 3º período e pós-graduação nas áreas de ciências
sociais aplicadas, humanas, afins e que estejam interessados no estudo de temas
relacionados comunicação política.
3.DAS
VAGAS
O
grupo de estudos contará com 6 (Seis) vagas, três para alunos de graduação e as
outras três para alunos de pós-graduação a serem preenchidas por meio de
processo seletivo.
4.O
PROCESSO SELETIVO
Para
se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail poscommp@gmail.com até o dia 27 de janeiro:
a)
Informações pessoais (nome, CPF, e-mail e telefone);
b)
Cópia do histórico escolar;
c)
Carta de Apresentação (máximo de 1 lauda) justificando o interesse no Grupo e
os conhecimentos que possui na área de comunicação política;
d)
Curriculum Lattes;
e)
Tema de interesse (ver relação de temas abaixo); A escolha do tema servirá como
ponto de partida para o ingresso em uma equipe, no qual os graduandos serão
assistentes de pesquisa, trabalhando em conjunto com um estudante da pós-graduação
e seu orientador, na elaboração de um artigo passível de publicação, o qual
representará o resultado final daqueles membros. Abaixo estão relacionados os
temas:
1- Construção da imagem política e pública
2- Gênero e política
3- Eleições, estratégias e redes digitais
4- Comunicação Governamental e esfera pública
5- Ciberpolitica
5.CRONOGRAMA
04/01/2017
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Publicação do Edital de Seleção
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05/01/2017
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Inscrições
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27/01/2017
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Encerramento das Inscrições
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30/01/2017
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Homologação das Inscrições
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31/01/2017
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Avaliação dos documentos
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03/02/2017
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Resultado Final
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6.
METODOLOGIA DE TRABALHO
6.1.
O primeiro encontro do grupo será apresentação inicial, discussão da
metodologia de trabalho e expectativas com relação às atividades do grupo de
estudos.
6.2.
No total, serão 7 (sete) encontros gerais com participação obrigatória, e
reuniões Quinzenais de cada equipe, das quais, para fins de certificado e
permanência no grupo, se exige participação em 75%.
6.3.
Nos encontros mensais serão discutidos o andamento de cada pesquisa, com
enfoque especial em um dos subtemas desenvolvidos pelas equipes, tendo como
base bibliografia previamente indicada.
6.3.1.
Todos deverão participar da discussão apresentando críticas e sugestões, assim
como considerações sobre o tema e a leitura proposta.
7.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
7.1.
Não serão admitidos participantes ouvintes neste grupo.
7.2.
Terão direito a certificado de 80 horas de atividades de pesquisa aqueles que
cumprirem as exigências de participação mínima.
7.3.
A participação é voluntária, portanto, não há bolsas de estudos e pesquisa
disponíveis para as atividades vinculadas ao grupo.
7.4.
Dúvidas e demais questões pertinentes não contempladas neste edital serão
resolvidas pela coordenação do Grupo de Estudos em Comunicação Política e
Ciberespaço.
João Pessoa, 04 de
Janeiro de 2017.
Rodolpho
Raphael de Oliveira Santos
Coordenador
da Pós em Comunicação e Marketing Político
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