quarta-feira, 12 de julho de 2017

Curso pioneiro forma profissionais em Comunicação e Marketing Político

Criada em 2016, a Pós-graduação em Comunicação e Marketing Político da UNICOOP capacita profissionais com competências necessárias para analisar, planejar, gerenciar e implantar projetos comunicacionais e mercadológicos na área.
Por Anne Nunes

A política é um dos pilares fundamentais para a edificação de uma sociedade. E não é por acaso. A democracia – recente – no Brasil, garante a pluralidade de opiniões e partidos, justamente para permitir que todos tenham espaço, voz e vez. Busca-se, cotidianamente, uma democracia estável, que se caracteriza por variáveis de cunho sociológico, histórico, político e cultural, virtuosamente harmonizadas em seu funcionamento.

As eleições são o principal caminho para o pleno alcance da estabilidade democrática. Foi pensando no crescimento do campo político no Estado da Paraíba que surgiu o primeiro Curso de Pós-graduação em Comunicação e Marketing Político do Nordeste, habilitado a qualificar e preparar profissionais capazes de orientar e direcionar as ideias dos partidos, candidatos e governos, em função das necessidades que se detectam. Esse é o papel do especialista, que estará apto a elaborar pesquisas, diagnósticos, estratégias mercadológicas e a criação de ferramentas de comunicação a fim de compreender e atuar no campo da comunicação política e governamental.

O criador, Coordenador e Professor Rodolpho Raphael, formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Mídias Digitais e atualmente Mestrando em Computação, Comunicação e Artes, afirma que o curso surgiu a partir da necessidade de se ter profissionais especialistas na área. “João Pessoa, a Paraíba e o Nordeste, como um todo, está repleto de pessoas que atuam na área de assessoria e comunicação política, eleitoral e institucional. No entanto, não havia no mercado nenhum curso que contemplasse esse público, trazendo uma qualificação a nível de Pós-graduação. É importante ressaltar que a política se reconfigura frequentemente, sendo necessário um técnico na área que se reinvente conforme as mudanças pragmáticas. A estrutura do curso fará o Especialista se destacar e ser um referencial no mercado de trabalho. ”

A classe política vem caminhando em direção a um domínio cada vez maior de suas atividades, com objetivo de aprimorar a interlocução com o seu eleitor. Nessa mesma perspectiva, o profissional do marketing político precisa alcançar um nível de conhecimento que o destaque em meio a um cenário amplo e plural. Nutrir o conhecimento para além de áreas da comunicação é um diferencial que proporciona grande vantagem competitiva para aqueles que melhor souberem interpretar e analisar essas ferramentas estratégicas.
Há 15 anos no mercado da comunicação publicitária, João Duré tem uma compreensão bastante positiva sobre o curso. “Diante de um mercado formado por muitos amadores, onde impera o conhecimento empírico, acredito que nós, profissionais que estamos buscando a especialização a fim de oferecer um trabalho cada vez mais sério e conceituado, possamos ser reconhecidos e valorizados. A Pós-graduação capacita os verdadeiros profissionais.” 

“É fundamental ampliar os horizontes através da multidisciplinaridade”. A frase é de Ricardo Sérvulo, um dos mais renomados juristas da Paraíba. Proprietário de um currículo de destaque na área jurídica, o Advogado faz parte do competente time de professores da Pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Através do módulo Legislação Política Eleitoral Brasileira e Ética Eleitoral, Ricardo reitera que é essencial um embasamento jurídico para quem atua na área. “Para quem está inserido na cena política brasileira, um respaldo legal acerca de toda a sistemática que envolve o assunto no país é um dos princípios orientadores em uma campanha política. Direcionar seus candidatos e clientes sobre aquilo que é ou não possível viabiliza desde a análise de custo até o planejamento da estratégia adotada, segundo os preceitos da Legislação Eleitoral e dos Tribunais Eleitorais Brasileiros.

Questionado se a crise representativa e política à qual perpassa o Brasil atinge os profissionais do Marketing Político, o advogado fala com confiança aos seus alunos que é preciso compreender esse momento histórico, mas, sobretudo, ter a capacidade de projetar o seu candidato. “É necessário despertar no eleitorado que é impossível viver sem política. É preciso ativar a credulidade e a possibilidade de se ter esperança em dias melhores. Sem esses sentimentos, uma civilização estará fadada ao caos e a ruína”. Ricardo Sérvulo enaltece que é papel do profissional de Marketing Político avivar o poder da política na vida de uma civilização, por meio de princípios éticos e morais. “Essas são as convicções repassadas aos nossos alunos”, finaliza ele.

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