Criada em 2016, a
Pós-graduação em Comunicação e Marketing Político da UNICOOP capacita
profissionais com competências necessárias para analisar, planejar, gerenciar e
implantar projetos comunicacionais e mercadológicos na área.
Por Anne Nunes
A política é um dos pilares fundamentais para
a edificação de uma sociedade. E não é por acaso. A democracia – recente – no
Brasil, garante a pluralidade de opiniões e partidos, justamente para permitir que
todos tenham espaço, voz e vez. Busca-se, cotidianamente, uma democracia
estável, que se caracteriza por variáveis de cunho sociológico, histórico,
político e cultural, virtuosamente harmonizadas em seu funcionamento.
As eleições são o principal caminho para o
pleno alcance da estabilidade democrática. Foi pensando no crescimento do campo
político no Estado da Paraíba que surgiu o primeiro Curso de Pós-graduação em
Comunicação e Marketing Político do Nordeste, habilitado a qualificar e
preparar profissionais capazes de orientar e direcionar as ideias dos partidos,
candidatos e governos, em função das necessidades que se detectam. Esse é o
papel do especialista, que estará apto a elaborar pesquisas, diagnósticos,
estratégias mercadológicas e a criação de ferramentas de comunicação a fim de
compreender e atuar no campo da comunicação política e governamental.
O criador, Coordenador e Professor Rodolpho Raphael,
formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em
Mídias Digitais e atualmente Mestrando em Computação, Comunicação e Artes,
afirma que o curso surgiu a partir da necessidade de se ter profissionais
especialistas na área. “João Pessoa, a
Paraíba e o Nordeste, como um todo, está repleto de pessoas que atuam na área
de assessoria e comunicação política, eleitoral e institucional. No entanto,
não havia no mercado nenhum curso que contemplasse esse público, trazendo uma
qualificação a nível de Pós-graduação. É importante ressaltar que a política se
reconfigura frequentemente, sendo necessário um técnico na área que se
reinvente conforme as mudanças pragmáticas. A estrutura do curso fará o
Especialista se destacar e ser um referencial no mercado de trabalho. ”
A classe política vem caminhando em direção a
um domínio cada vez maior de suas atividades, com objetivo de aprimorar a
interlocução com o seu eleitor. Nessa mesma perspectiva, o profissional do
marketing político precisa alcançar um nível de conhecimento que o destaque em
meio a um cenário amplo e plural. Nutrir o conhecimento para além de áreas da
comunicação é um diferencial que proporciona grande vantagem competitiva para
aqueles que melhor souberem interpretar e analisar essas ferramentas
estratégicas.
Há 15 anos no mercado da comunicação
publicitária, João Duré tem uma compreensão bastante positiva sobre o curso. “Diante de um mercado formado por muitos
amadores, onde impera o conhecimento empírico, acredito que nós, profissionais
que estamos buscando a especialização a fim de oferecer um trabalho cada vez
mais sério e conceituado, possamos ser reconhecidos e valorizados. A
Pós-graduação capacita os verdadeiros profissionais.”
“É fundamental ampliar os horizontes através
da multidisciplinaridade”. A frase
é de Ricardo Sérvulo, um dos mais renomados juristas da Paraíba. Proprietário
de um currículo de destaque na área jurídica, o Advogado faz parte do
competente time de professores da Pós-graduação em Comunicação e Marketing
Político. Através do módulo Legislação
Política Eleitoral Brasileira e Ética Eleitoral, Ricardo reitera que é
essencial um embasamento jurídico para quem atua na área. “Para quem está inserido na cena política brasileira, um respaldo legal
acerca de toda a sistemática que envolve o assunto no país é um dos princípios
orientadores em uma campanha política. Direcionar seus candidatos e clientes
sobre aquilo que é ou não possível viabiliza desde a análise de custo até o
planejamento da estratégia adotada, segundo os preceitos da Legislação
Eleitoral e dos Tribunais Eleitorais Brasileiros.
Questionado se a crise representativa e
política à qual perpassa o Brasil atinge os profissionais do Marketing
Político, o advogado fala com confiança aos seus alunos que é preciso
compreender esse momento histórico, mas, sobretudo, ter a capacidade de
projetar o seu candidato. “É necessário
despertar no eleitorado que é impossível viver sem política. É preciso ativar a
credulidade e a possibilidade de se ter esperança em dias melhores. Sem esses
sentimentos, uma civilização estará fadada ao caos e a ruína”. Ricardo
Sérvulo enaltece que é papel do profissional de Marketing Político avivar o
poder da política na vida de uma civilização, por meio de princípios éticos e
morais. “Essas são as convicções repassadas
aos nossos alunos”, finaliza ele.
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