terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

7º. COMPOLÍTICA: Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promovem a sétima edição doCongresso da Compolítica, de 10 a 12 de maio, na FABICO – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, em Porto Alegre. A coordenação do evento está sendo desenvolvida por estudantes e docentes desta faculdade, especialmente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.
Diante da tensa conjuntura atual, de tantas questões e perplexidades políticas, sociais e midiáticas na atual conjuntura nacional, o 7º. COMPOLÍTICA tem como tema Democracia em crise? Mídia, opinião pública e instituições do Brasil contemporâneo. A programação do Congresso abrange conferência de abertura, mesas de debates, premiação de melhores teses e dissertações, lançamento de livros, atividades culturais e 9 grupos de trabalho.
Informações completas no site www.ufrgs.br/compolitica2017 (em breve)
Fernando Lattman-Weltman, presidente da Compolítica
Maria Helena Weber, Coordenadora do 7º.Compolítica
CALENDÁRIO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
ATÉ 11 DE MARÇO DE 2017 – Envio dos resumos expandidos
ATÉ 25 DE MARÇO DE 2017 – Divulgação dos resumos selecionados 
ATÉ 30 DE ABRIL DE 2017 – Envio do trabalho completo.
ORIENTAÇÕES
• O resumo expandido deve ser enviado apenas para um determinado grupo de trabalho
• Os autores com mais de 1 resumo em diferentes grupos serão desclassificados
• Dimensões do resumo expandido: de 3 a 4 mil caracteres sem espaço.
• O resumo expandido deve ser enviado como anexo para o e-mail gtscompolitica2017@gmail.com
• O nome do GT pretendido deve ser indicado no assunto do e-mail. Esta informação é determinante para que o trabalho seja avaliado.
GRUPOS DE TRABALHO
GT 1. COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA · Coord. Prof. Dr. Fernando Lattman-Weltman (UERJ)
Acolhe trabalhos sobre a relação entre mídia e política nas sociedades democráticas, incluindo abordagens que destaquem o papel da comunicação nas teorias da democracia, os processos de produção das preferências e de definição da opinião pública, as transformações no discurso político e a importância da visibilidade midiática na produção do capital político, a conformação da agenda pública, a relação entre representantes e representados e os processos de accountability.
GT 2. COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE CIVIL · Coord. Prof. Dr. Rafael Sampaio (UFPr)
Acolhe trabalhos de natureza teórica e empírica que contemplem a interface entre comunicação e sociedade civil. Entre as múltiplas dimensões dessa interface, convém citar: a) ações coletivas com foco na visibilidade midiática; b) representações sociais nos media; c) identidade, reconhecimento e meios de comunicação; d) ativismo midiático e comunicação comunitária; e) ciberativismo; f) participação política e mobilização social; g) esfera pública e processos deliberativos; h) representação política e sociedade civil.
GT 3. COMUNICAÇÃO PÚBLICA E INSTITUCIONAL – Coord. Prof. Dr. Carlos Locatelli (UFSC)
Acolhe trabalhos sobre o conceito e práticas da comunicação pública e da comunicação institucional, vinculadas a projetos, instituições políticas e governamentais, manifestações e debates sobre temas de interesse público. Especialmente, reflexões que exploram as relações entre a mídia e as organizações públicas; abordagem de temas de interesse público e político por organizações privadas; a comunicação e a publicidade de órgãos públicos; estruturas e produtos de comunicação dos poderes executivo, legislativo e judiciário; questões sobre a constituição da imagem pública e sistemas de radiodifusão pública.
GT4 -. CULTURA POLÍTICA, COMPORTAMENTO E OPINIÃO PÚBLICA · Coord.Prof. Dra. Luciana Veiga (Unirio)
Acolhe trabalhos voltados para os seguintes temas: a) identificação de conhecimentos, valores e crenças que influenciam o comportamento político dos diversos atores na democracia (cidadãos, eleitores, políticos, partidos entre outros), b) análise dos determinantes do voto, c) estudo das percepções da opinião pública sobre os temas em debate e sua fundamentação, d) a importância da mídia em todos estes processos. Buscam-se diferentes ângulos de aproximação – teóricos e metodológicos – dos temas sob análise.
GT5. INTERNET E POLÍTICA · Coord. Prof.Dr. Sérgio Braga (UFPr)
Abrange estudos sobre fenômenos políticos das mais diversas naturezas que se apresentam na Internet e a partir dela. Contempla os seguintes eixos: a) relação entre as novas tecnologias e democracia; b) governo eletrônico; c) accountability eletrônico d) experiências de utilização da internet como espaço de participação e reivindicação política de grupos sociais ou cidadãos.
GT6. JORNALISMO POLÍTICO · Coord. Prof.Dr. Fernando Azevedo (UFSCar)
Aceita trabalhos voltados à compreensão dos condicionamentos e conseqüências do jornalismo político. São bem vindas abordagens teóricas, históricas, empíricas, comparativas e transdisciplinares. Algumas questões clássicas incluem: cobertura eleitoral; ética jornalística e prática profissional; economia política dos meios noticiosos; jornalismo online; crise política e escândalo midiático; jornalismo e accountability; imprensa, governo e controle da informação; entre outras.
GT7 MÍDIA E ELEIÇÕES – Coord. Prof.Dr. Felipe Borba (Unirio)
Tem como foco, pesquisas que objetivam compreender a relação entre mídia e processos eleitorais. Dentre os eixos que constituem essa relação, cabe destacar: a) cobertura jornalística de eleições; b) Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); c) comportamento eleitoral; d) mídias alternativas e eleições; e) accountability eleitoral; f) mídia e eleições permanentes.
GT8. POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO · Coord. Prof. Dr. Sivaldo Pereira (UFAl/UnB)
Tem o objetivo de debater textos que tratem de: a) bases conceituais para a formulação e execução de políticas de comunicação; b) relação entre políticas e estratégias de comunicação com cultura, democracia e cidadania; c) condicionantes históricos, econômicos, políticos, culturais, institucionais e legais para a formulação e desenvolvimento de políticas de comunicação; d) estrutura e funcionamento de instituições e organizações, públicas e privadas, envolvidas nos processos decisórios de concepção, implementação e controle das políticas de comunicação no mundo contemporâneo; e) tecnologias avançadas, particularmente Internet, e sua relação com os vários níveis de governo e grupos sociais e econômicos.
GT9. PROPAGANDA E MARKETING POLÍTICO · Coord. Prof.Dr. Luciana Panke (UFPr)
Aceita artigos que identifiquem a importância da propaganda política no composto do marketing, tendo como eixos temáticos: a) história da propaganda política; b) biografias dos marketeiros políticos; c) experiências de propaganda política em veículos de comunicação (jornais, revistas, rádio, televisão, internet e “no midia”/midia informal); d) jingles e slogans eleitorais; e) experiências inovadoras de planejamento estratégico em marketing político; f) marketing político internacional, relatos de experiências.

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